Orelha do livro – José Serra

Orelha do livro “Finanças públicas: da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade” (Felipe Salto e Mansueto Almeida) escrita por José Serra

“Nada mostra mais claramente o caráter de uma sociedade e de uma civilização do que a política fiscal adotada pelo seu setor político.

 A frase é do grande Joseph Schumpeter, depois de Keynes o economista mais importante do século XX, sem dúvida o maior conhecedor da evolução do pensamento econômico através da história e o mais erudito de todos os economistas.

 Trata-se de uma tese plausível, embora difícil de comprovar. Em todo caso, mesmo os céticos sobre a direção da causalidade concordarão que a correlação entre deterioração fiscal, transtornos políticos e decadência de sociedades e países é altíssima. E como negar a interação entre essa deterioração e o retrocesso econômico brasileiro engendrado desde 2007 até a agonia final, em 2016?

Em 2008, em palestra na revista Veja, mostrei que os gastos reais do governo federal, turbinados pelas despesas de custeio (e não de investimentos) e em razão de decisões tomadas naquele ano, seriam, quatro anos depois, 130% mais elevados do que em 2002. Sem reduzir o superávit primário, isso exigiria o aumento de receitas reais sustentado, contínuo, de 9% ao ano, hipótese obviamente inexequível.

 Este livro, organizado por Felipe Salto e Mansueto Almeida, reúne artigos de grande qualidade, muito bom no diagnóstico das questões fiscais mais críticas. Os textos apresentados apontam, implícita ou explicitamente, as opções de mudanças.

 Os acadêmicos, os políticos e os servidores públicos que se debruçarem sobre suas páginas terminarão a leitura mais conscientes da importância das questões levantadas, da necessidade de aprofundá-las e da necessidade de contribuir para que dias melhores cheguem.”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s