Míriam Leitão: livro com Mansueto

Equipe econômica é sólida

POR MÍRIAM LEITÃO

17/05/2016

A equipe econômica montada é competente, bem informada, e com muito boa reputação entre os economistas. As escolhas são sólidas. O governo preencheu com bons quadros técnicos essa parte da administração.

O indicado para o Banco Central é Ilan Goldfajn, que já foi diretor de política econômica do BC, entre 2000 e 2003. Fez parte da implantação do sistema de metas de inflação. Ele estava agora no Itaú Unibanco como economista-chefe. É formado pela PUC-Rio e doutor pela faculdade americana MIT, trabalhou no FMI. Ilan tem formação voltada para políticas públicas.

Ele vai para o lugar de Alexandre Tombini, que é funcionário de carreira do BC e está ajudando na transição. Alguns ministros que estão de saída fizeram diferente, não entenderam que ocupavam uma posição de estado e não de governo.

Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico, é excelente. É ótima fonte, sabe os detalhes sobre as contas do governo. Aliás, ele está com um livro no prelo sobre finanças públicas no Brasil, escrito em parceria com o Felipe Salto, outro especialista no assunto.

Marcelo Caetano vai para a secretaria da Previdência. Ele terá que resolver um assunto complexo que é o déficit previdenciário. É uma questão prioritária para a recuperação da economia brasileira. A secretaria de Política Econômica ficará a cargo do Carlos Hamilton, que já trabalhou com Meirelles como diretor do BC.

Tarcisio Godoy já havia sido anunciado como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, cargo que ocupou também com Joaquim Levy. Jorge Rachid permanece na Receita, e Otávio Ladeira na secretaria do Tesouro.

Faltam os dirigentes dos bancos públicos, que Meirelles adiantou que serão escolhas suas e não políticas. No BNDES, não havia nome melhor do que Maria Silvia Marques. Ela tem uma formação completa, variada e passagens pelo setor público e privado. É uma equipe sólida para enfrentar os desafios da economia brasileira.

Ouça o comentário feito na CBN:

http://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/equipe-economica-e-solida.html

Advertisements

2 thoughts on “Míriam Leitão: livro com Mansueto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s