A esperança que vem do ‘menino’

Deus se fez homem escolhendo a humildade e o amor gratuito como símbolos de sua chegada. Comemorar o nascimento de Jesus é renovar o sentimento de esperança trazido pelo seu nascimento. Temos de resgatar esse valor e colocá-lo como norte de nossas vidas. O desânimo, a falta de confiança e de fé em nós mesmos e em Deus é o mal do qual precisamos nos afastar.

A presença deste “menino” entre nós é a concretização da salvação, é o início da transformação e da mudança que queremos ver no mundo. A beleza da mensagem de Cristo é que “o amor ao próximo” é uma realidade tão presente e tão viva que não há como ignorá-la.

Não se trata de uma busca por algo distante, mas, sim, da aproximação  entre o divino e o humano, da possibilidade de ajudar a construir o reino de Deus em nossa casa, no trabalho, entre nossos amigos e por todos os lugares onde passamos.

A prática da caridade, que é amor, leva à possibilidade do perdão, que tem uma força enorme na sustentação de nossos projetos de vida, porque é libertadora. A meu ver, temos de fazer da religião algo que aproxime e que inclua e não o contrário.

O papa Francisco tem conduzido a Igreja desta forma, desde seu primeiro dia. Ele nos coloca uma frase que poderia servir como lema a ser repetido a todo momento: “Devemos ser filhos da luz e caminhar na caridade”.

Que este Natal seja momento de mudança, de aproximação, de acolhimento, de reflexão, de caridade e de perdão. Nossas vidas, muitas vezes, parecem carecer de sentido e objetivos reais. A prática do amor, por si só, se levada às últimas consequências, geraria uma revolução!

Feliz Natal a todos!

Felipe Salto

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s