Focus: de 2011 para cá, tudo está pior…

O crescimento é fruto do aumento da produtividade dos fatores de produção (máquinas e trabalhadores) e da expansão do estoque desses insumos. Em outras palavras, quanto mais trabalhadores, máquinas, equipamentos e infraestrutura um país tiver e quanto mais eficientes forem, tanto maior a possibilidade de expandir a produção, a renda e o emprego.

Na presença de expectativas ruins a respeito do futuro da economia, há uma retração nos fluxos de investimentos, de consumo, produção e renda. A economia “congela” e não há estímulo governamental que a faça caminhar. De 2011 para cá, a forte deterioração de expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos escancarou esse processo.

Esperava-se um PIB crescendo a 4,5%, em 2014, e uma inflação igualmente em 4,5%. Hoje, o mercado entende que o ano corrente terminará com PIB a 0,5% e inflação a 6,3%. As estimativas para os indicadores fiscais e de contas externas também mostram-se muito piores, sintoma de que o modelo de crescimento baseado na chamada “poupança externa” se esgotou mais uma vez.

Para que o fracasso seja revertido, um choque de expectativas tem de ser promovido, com o anúncio de novas ideias, novas equipes e novos compromissos para o período a partir de 2015. E isso é só o começo do começo da reversão que precisará ser empreendida na política econômica (ver figura a seguir). 

Figura: Expectativas do mercado (pesquisa Focus) para o final de 2014 em jan/11 e em set/14:
FocusFonte: Banco Central. Elaboração – Felipe Salto.

 

Advertisements

One thought on “Focus: de 2011 para cá, tudo está pior…

  1. Pessoal ainda tá animado prevendo só 4% de déficit nominal. Tá isso já no acumulado 12m e olha que nesses 12m ainda tem tudo aqueles refis e leiloes do fim do ano passado. Nem com os 2kg extras de mary kay que o arno ta passando nas contas publicas, o resultado vai ficar acima do zero, e os gastos com juros vao ser aquilo mesmo, 5%, entao, o mercado continua otimista. e ano que vem o baguio vai ser ainda mais pra baixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s