Datafolha mostra que Marina terá dificuldades para alterar voto já consolidado

Saiu o novo Datafolha, conforme reportagem que acaba de ser publicada no site do jornal Folha de S. Paulo (veja aqui).

Dilma aparece com os 36% que já apresentava na pesquisa anterior, enquanto Aécio manteve o percentual de 20%. Marina, no lugar de Campos, aparece com 21% (ante aos 8% de Eduardo na pesquisa de um mês atrás). 

Isso indica que, basicamente, o efeito da entrada de Marina reduz brutalmente o número de brancos e nulos somados a indecisos. Este percentual era de 27%, com Eduardo Campos na disputa, e cai para 17% com a simulação que inclui o nome da ex-senadora Marina Silva, também do PSB. Os outros 3 pontos que compõem o impressionante percentual da pessebista vieram dos outros candidatos, que tinham 8% e, agora, aparecem com 5%.

No segundo turno, Marina está à frente de Dilma por diferença de 4 pontos (47% a 43%), enquanto Aécio oscilou para 39% contra 47% da presidente, que avançou em relação aos 44% observados na pesquisa anterior. 

A meu ver, os números sugerem disputa apertada e reduzem a zero as chances de a disputa ser resolvida em primeiro turno. Aécio terá mais tempo de TV e possui maior solidez nas articulações e alianças regionais, o que deverá levar a um segundo turno entre PT e PSDB. Marina poderá crescer além dos 21%, mas será difícil tirar votos de quem já se decidiu entre o tucano ou a petista quando nos lembramos de que seu tempo na TV será sensivelmente menor que o de Aécio e Dilma.

O que a pesquisa mostrou, portanto, é uma força importante de Marina Silva, do PSB, como terceira via, mas que vem, mormente, do  grupo dos indecisos e do grupo dos insatisfeitos com “tudo isso que está aí”. Nada de muito novo. 

A tendência será de acirramento da disputa e de confronto entre as candidaturas do PSDB e do PSB,  de um  lado, e de intensificação dos ataques duplos do PT às duas candidaturas de oposição. A coisa embolou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s