Bolsa Família: Lula tem razão

Ouvi muitos comentários sobre as últimas inserções do PT na televisão. Uma delas trazia o ex-presidente Lula falando sobre o Bolsa Família e sobre como seria equivocada a argumentação de quem propõe “portas de saída” ao programa de transferência de renda. Ele dizia que essas pessoas seriam contrárias ao Bolsa Família e que, por isso, teriam começado a falar dessa forma, quando o próprio programa seria a verdadeira porta de saída da miséria, nas suas palavras. Eu refleti. Ele tem razão.

Ainda há muita desigualdade. Muitas vezes, clamamos por pleitos que, quando comparados à situação de miséria em que vivem muitos brasileiros, tornam-se risíveis. As transferências de renda têm de ser ampliadas, isso sim. Além disso, precisamos voltar a planejar e a cuidar da educação e da saúde. Evidente. Mas, falar em porta de saída sugere contraposição à ideia do programa Bolsa Família. Falar qualquer coisa sobre o Bolsa Família que seja para apoiar, mas sem dar o braço a torcer (sabem como é?) parece coisa de gente recalcada. Não façamos isso.

Podemos ser favoráveis ao programa ou podemos ser contrários a ele. Mas, deixemos isso claro, não nos escondamos. É impressionante que a oposição não perceba um fato muito óbvio: o PT ampliou fortemente as transferências diretas de renda e não adianta dizer “nós fizemos primeiro” ou “tudo começou com o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Vale Gás”. Do ponto de vista do debate político, o melhor a fazer é explicitar as posições, claramente, a favor ou contra o programa. E ponto. O Bolsa Família é um sucesso (e que bom que tenha sido assim, pois o país melhorou e a desigualdade diminuiu) e não adianta querer bater de frente com isso.

Vamos discutir outras coisas, outras políticas, brigar em outros fronts, trazer fatos novos ao debate. Há muito por fazer e poucas ideias de verdade, ainda, na praça.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s