Contas externas – Valor Econômico (entrevista concedida em 07/08/13)

07/08/2013

Juro em alta leva empresas locais a aumentar investimento no exterior

Por De São Paulo

Não é apenas a lógica dos empréstimos captados fora do país que muda com uma taxa de juros mais alta aqui dentro. O destino de investimentos feitos pelas empresas brasileiras também parece sofrer influência direta de juros mais apertados: se a Selic, a taxa básica, sobe, os investimentos feitos pelas companhias no exterior também crescem. Se a taxa cai, os investimentos fora caem junto, deixando margem para que se questione se essas aplicações, em um ambiente mais favorável, não poderiam ter ficado no Brasil.

No primeiro semestre, segundo dados do Banco Central, os aportes de companhias com sede no Brasil para investir e aumentar seu capital em outros países cresceram 61,4% comparados ao mesmo período em 2012, atingindo US$ 11,3 bilhões. A alta coincide com o momento em que a Selic, após chegar a 7,25% no ano passado, seu piso histórico, voltou a subir.

“Os juros são o custo de oportunidade do investimento. Se a Selic sobe, sobe o custo de se investir, e então fica comparativamente mais vantajoso investir em outros países do que no Brasil”, explicou Felipe Salto, economista da Tendências Consultoria.

Segundo cálculo feito por Salto para o Valor, para cada ponto que a Selic ganha, US$ 1,6 bilhão sai do Brasil para ser investido em outro país. O levantamento levou em conta a evolução da taxa de juros e dos investimentos brasileiros no exterior desde 2006. De abril, quando sofreu seu primeiro aumento no ano, para cá, a Selic já ganhou 1,25 ponto, chegando aos atuais 8,5%. Se as projeções de mercado se concretizarem, ganha ainda mais 0,75 ponto até o fim de 2013, chegando a 9,25%.

“Tendo o dinheiro em caixa, a empresa pode seguir duas decisões: investir em um projeto, ou aplicar em um título público, que irá pagar a Selic. Então, quanto maior a Selic, menor o número de projetos viáveis”, explica Salto, ressaltando no entanto que uma série de outros fatores são colocados na mesa de decisões que não apenas os juros, como o ambiente de negócios, a disponibilidade de mão de obra ou o crescimento do país. “Se a intenção da companhia é continuar expandindo a produção, há a oportunidade de fazer isso fora e o ambiente da Selic é adverso, ela fará”, afirma Salto.

“O juro é com certeza fundamental para definir o investimento, mas tem uma lógica muito mais de curto prazo”, disse Edison da Silva Filho, técnico de estudos internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “A flutuação dos juros não deveria influenciar as decisões de gasto produtivo e de remessa para o exterior. Se isso ocorre, é por um caráter muito mais especulativo”, disse. Nesse caso, explica, em um momento em que não só o Brasil, como economias do mundo inteiro, seguem um rumo incerto, o redirecionamento dos recursos para outras subsidiárias seria antes uma forma de as multinacionais garantirem liquidez local do que necessariamente a intenção de expandir o negócio tão cedo.

Para Luis Afonso Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), mesmo com trajetórias coincidentes, a Selic não é a determinante na decisão de se investir fora. Em sua visão, um juro mais alto estimula inclusive o contrário. “A empresa pode deixar esse dinheiro aqui rendendo em um aplicação financeira antes de voltar a investir”, diz. (Juliana Elias)

_________________________________________

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3224672/juro-em-alta-leva-empresas-locais-aumentar-investimento-no-exterior#ixzz2bIJXsDgP

Advertisements

One thought on “Contas externas – Valor Econômico (entrevista concedida em 07/08/13)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s