Plano Real: 19 anos sem inflação. E agora?

1002699_619132214778240_461878059_n

Hoje, no Instituto FHC, um dos economistas responsáveis pela formulação e implantação do Plano Real, Gustavo Franco, proferiu uma aula sobre a dinâmica inflacionária e a história da moeda no Brasil. O evento comemorou os 19 anos do Real e contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do Senador Aécio Neves.

É preciso que a oposição resgate o discurso da defesa do legado, mas sem perder de vista que a sociedade busca novas  respostas para novos problemas. É preciso que a oposição tenha a coragem de levar à frente a luta pela construção de um novo país, menos injusto e corrupto, capaz de abrir caminhos à constituição de políticas públicas de elevada qualidade.

O controle da inflação é pré-condição para que todas as demandas que estão, hoje, nas ruas, possam encontrar lugar no seio do Estado. A resposta do poder instituído só será efetiva se houver a preservação das conquistas do passado, para então haver progresso, mudança, avanços. A volta do problema inflacionário, ainda que em proporções reduzidas, é preocupante, aciona os alarmes de incêndio e chama a sociedade ao debate. De que vale crescer pouco e, ainda, gerando elevação dos preços médios da economia, isto é, reduzindo o poder de compra da sociedade?

Os desafios do próximo(a) presidente não caberão, mais, dentro dos horários gratuitos obrigatórios. Será preciso muito mais do que um aceno e uma criança no colo  para sensibilizar corações e mentes. Um sorriso bem maquiado não resolverá o caso.

Diz a música dos Titãs: “A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s