São João Batista, a alma do povo laranjalense

sjbSão João Batista foi o precursor de Jesus Cristo, anunciou a Salvação, de maneira firme, enfrentando os interesses políticos da época, apontando um novo caminho, indicando o modelo de vida, de conversão, de amor e de justiça que deveria ser seguido pelo povo. Batista, porque batizou o próprio Cristo nas águas do Jordão, mas Batista, também, porque batizou o povo de Deus no cristianismo, isto é, preparou-o para a chegada do Messias.

Passei o último final de semana em Laranjal Paulista, onde fui criado e onde acontecia a “Festa de São João”, cujo nascimento é comemorado hoje (24 de junho). O evento é tradicional, confunde-se com a própria história do município, e tem sua principal sustentação na fé e na alegria do povo. A festa é mantida, organizada e preservada pelos laranjalenses, com um carinho, uma força, uma dedicação e um amor indescritíveis. A Igreja coordena o evento, forma comissões de festeiros que, anualmente, cuidam das barracas, dos shows e de toda a festança, e a prefeitura apoia, garantindo a boa organização dos trabalhos e o espaço. É algo muito bonito, emocionante, que marca a vida daqueles que viveram e foram criados em Laranjal.

Um dos momentos mais emocionantes da festa é quando a imagem de São João Batista é alçada em um mastro, na Praça da Igreja Matriz. O mastro é carregado por casais da paróquia, abençoado pelo padre e, ao som dos hinos executados pela Lira São João, levantado diante de uma praça lotada de gente. A fé em algo maior, a alegria de reencontrar pessoas queridas, a esperança na mudança para melhor, a comemoração e o agradecimento pelo tempo presente, as lembranças do passado e o afeto são a força maior da Festa de São João! Ela exerce sobre todos que dela participam um certo fascínio, evoca nossos sentimentos mais bonitos e nos faz acreditar, nos move a crer e a renovar as nossas crenças.

Do alto, a imagem do padroeiro é como um sinal para todos nós, é como uma garantia de que João Batista está olhando pela cidade, pelos laranjalenses e por suas famílias. São João Batista não é apenas o nosso padroeiro, a nossa luz, o nosso protetor, o intercessor e aquele que aponta o Caminho a seguir, pautado na fé, na esperança e na caridade. São João Batista é, na verdade, a alma do povo laranjalense. Viva, São João Batista!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s