A hora de escolher um lado

Assisti e gostei do discurso da presidente Dilma Rousseff. Volto a afirmar: é puro oportunismo, a essa altura do campeonato, querer transformar manifestações populares em movimentos pelo término antecipado do mandato presidencial. Somos um país sério, temos problemas, mas eles não serão, definitivamente, resolvidos na ausência do Estado de Direito Democrático. 

É claro que o Movimento Passe Livre conseguiu um resultado relevante, em termos de políticas públicas, e isso merece atenção, merece respeito. Entretanto, a tentativa correta da presidente, a julgar por seu discurso, e imagino que os demais partidos procurarão fazer o mesmo, é o de mostrar que as soluções maiores passam pelo Estado.

Ora, lutou-se justamente para isso, para que hoje pudéssemos viver sob a égide de uma democracia sólida, capaz de dar respostas. Se ela falha, o povo vai às ruas e o poder instituído, se for sábio, como Dilma mostrou ser, escuta e busca corrigir rumos.

Todo o resto e todo o #foradilma que vejo por aqui faz parte, em verdade, de um Integralismo perigosamente revivido, que não se contém ao fantasiar a volta de, suponho, governos mais ordeiros, fardados, de preferência. É isso que vocês querem?

Repito que continuo a discordar do cerne do programa econômico e de várias das políticas que estão sendo adotadas pelo atual governo, mas não é este o ponto. Hoje, os brasileiros de verdade têm de abraçar o seu país e isso significa brigar, argumentar e defender que as instituições democráticas e o processo político garantido pela carta constitucional sejam preservados, antes de tudo.

Agora, é hora de ter lado. O meu lado será sempre o da democracia e o da defesa do meu país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s