Curso Estado de Jornalismo Econômico (29 de maio de 2013)

estadaoEstarei no Estadão, no próximo dia 29, para ministrar uma aula de “Finanças Públicas” aos focas do “Curso Estado de Jornalismo Econômico”, que é promovido pelo jornal e pela Escola de Economia de São Paulo da FGV – EESP/FGV – onde me graduei economista. Lá, tenho tido a grande oportunidade e honra de lecionar “Macroeconomia Brasileira” e “Política Monetária” nos cursos de pós-graduação executiva.

________________________

‘Estado’ e FGV promovem curso de jornalismo

De 6 de maio a 26 de julho, 25 selecionados vão participar do 3º Curso Estado de Jornalismo Econômico

03 de março de 2013 – O Estado de S.Paulo

O Grupo Estado e a Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP) abrem amanhã as inscrições para o 3º Curso Estado de Jornalismo Econômico. O programa é gratuito e tem duração de três meses, período no qual os alunos cumprem disciplinas da FGV, fazem aperfeiçoamento em jornalismo econômico e atuam nas redações, sempre monitorados pelos experientes jornalistas do Grupo Estado.

O curso ocorre de 6 de maio a 26 de julho, na sede do Estado. Podem se candidatar jovens formados em 2011 e 2012, além de estudantes do último semestre de jornalismo. A inscrição ocorre junto com a primeira fase de seleção, pelo http://www.estadao.com.br/focas, e segue até 31 de março. Serão chamados 25 alunos, que farão atividades em período integral.

“O sucesso da parceria Estadão e FGV neste curso pode ser medido pela alta capacitação dos alunos formados”, diz Roberto Gazzi, diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado. “Aprender com a chancela de duas instituições que prezam pela economia e pelo jornalismo econômico é algo único para jovens jornalistas.”

O conteúdo de economia da FGV foi idealizado a partir das demandas dos editores do Grupo. Estão no programa disciplinas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro nacional e internacional, mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística.

“O curso tem como foco a complementação da formação do jovem profissional na área do jornalismo econômico e financeiro, aliando o conhecimento à prática”, explica Rogério Mori, coordenador dos Cursos Executivos e MBAs da FGV/EESP. “A viabilidade deste projeto só se tornou possível a partir da parceria entre o Grupo Estado e a Escola de Economia de São Paulo da FGV.”

Fazem parte do curso, ainda, entrevistas e palestras com líderes da economia nacional. Nos dois anos anteriores, o programa recebeu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, entre outros.

“Vários jornalistas que participaram das duas primeiras edições do curso já integram com destaque as equipes da Agência Estado especializadas na cobertura econômica e política”, diz o editor-chefe da Agência Estado, João Caminoto.

A mineira Stefânia Akel, de 22 anos, fez parte da turma 2012 e desde novembro é repórter na editoria de Internacional do Broadcast, da Agência Estado. “A diferença entre como entrei no curso e como saí dele é enorme. A forma como eu exerço meu trabalho hoje não seria possível sem essa experiência.”

Confira detalhes da seleção no http://www.estadao.com/focas ou visite a página http://www.facebook.com/CursosEstadoDeJornalismo. O programa tem patrocínio do Itaú e o apoio da TIM.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s