Evolução dos gastos entre dez/jan (2011, 2012 e 2013)

É curiosa a evolução dos gastos entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. A tabela abaixo, construída a partir dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (que podem ser acessados aqui), evidencia que, no período, conforme dados divulgados nesta semana para a abertura da despesa total do governo central, as despesas caíram bem menos do que de costume. Entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, a queda havia sido de 16%, bem mais intensa do que os atuais 4%, de modo que rubricas importantes sofreram, inesperadamente, uma expansão importante. Observe-se, por exemplo, o crescimento do gasto com abono e seguro desemprego, que foi de nada menos que 45% entre dezembro e janeiro.

Evolução dos gastos entre dez/jan (2011, 2012 e 2013)

Qual a explicação?

Há dois caminhos para explicar o fato: ou o governo está promovendo um avanço de gastos atipicamente forte, com base em decreto editado para “substituir” a não aprovação do orçamento, ou simplesmente está pagando restos a pagar empurrados do último mês do ano passado para janeiro de 2013. Evidentemente, a despesa manteve o padrão sazonal, mas a dinâmica de determinadas rubricas da despesa evoluiu inesperadamente e em proporções muito significativas, como mostram os dados acima expostos.

Se o mecanismo de jogar o pagamento de despesas liquidadas no último mês para o primeiro mês do ano seguinte estiver sendo utilizado pelo governo, estaremos a assistir mais uma manipulação contábil para produção de resultados primários artificiais. É bom lembrar que o primário de 2012 apenas foi “cumprido” com o saque de recursos do Fundo Soberano do Brasil (FSB), no último dia de dezembro, e com a antecipação de dividendos através de bancos públicos, sem mencionar o fabuloso montante de dividendos pagos à União ao longo do ano.

Em breve, voltarei com uma análise da abertura dos restos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s