Crescimento x poupança externa

O gráfico abaixo, construído a partir de informações publicadas pelo Ipea-Data, tanto para o déficit em transações correntes (que é o inverso da poupança externa), quanto para o crescimento econômico real, de 1993 a 2011, sugere que há uma relação inversa entre a poupança externa e o crescimento econômico. A linha sólida representa, para cada uma das séries, a média móvel de três em três anos.

A reflexão sobre o alicerce dos processos de crescimento, isto é, sobre a poupança e sua correlação com o investimento e com a taxa de variação real do PIB é antiga e este gráfico não tem a pretensão de abarcar respostas para questão de tamanha dimensão. Trazemos, apenas, uma evidência de que, no Brasil, a expansão do déficit em transações correntes, desde 1993, tem sustentado o crescimento do PIB, mas a taxas mais baixas do que nos momentos em que, temporariamente, conseguimos fazer avançar a poupança doméstica. Provavelmente, isso se explica pelo fato de que o consumo é o espelho dessa exposição externa e não o investimento.

Na figura abaixo, a tendência ditada pelas linhas vermelha e azul evidenciam, considerando o cálculo da média móvel de três em três anos, que o período mais recente de maiores taxas reais de crescimento do PIB coincidiu, justamente, com o de geração de superávits na conta corrente que, por sua vez, condicionados à dinâmica de forte elevação dos preços internacionais das commodities produzidas e exportadas pelo país.

No mínimo, os dados nos levam a refletir e a questionar o quão eficientes têm sido as estratégias atuais de política macroeconômica. O objetivo de estimular o aumento da poupança doméstica foi eleito como prioritário? Se sim, o que temos feito para atingi-lo? Não seria esta uma causa central do baixo nível de investimentos que, historicamente, tem se verificado no Brasil?

Crescimento x poupança externa

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s