Investimentos (Valor Econômico, 18/01/13)

No Valor Econômico, discuto os entraves ao investimento e tento mostrar que o erro de diagnóstico do governo explica boa parte do fracasso do processo de recuperação da formação bruta de capital fixo. Leia mais clicando aqui.

_______________________________________

“(…) Felipe Salto, economista da Tendências, identifica o que chama de ‘equilíbrio ruim’. Na sua visão, as medidas tomadas pelo governo ainda não se traduziram em formação bruta de capital fixo porque atacam o problema errado, o da liquidez. ‘Mas no Brasil o problema não é de liquidez, o problema é da confiança do empresário no cenário macroeconômico dos próximos anos e a inexistência de um projeto de infraestrutura que realmente mostre que o governo está comprometido com o desafio de ampliar os investimentos públicos, diz’.

Além do erro estratégico, Salto enxerga um risco fiscal importante que corre o governo ao entupir a economia de dinheiro, aumentando dívida para produzir um efeito que é questionável. Para ele, o grande desafio do governo é mostrar que está comprometido com o investimento e, nesse sentido, as concessões ou privatizações são positivas, mas insuficientes. ‘O governo faz isso de forma um tanto tímida.’

Ainda assim, Salto concorda que, mesmo receosas, as empresas vêm demandando mais crédito para, provavelmente, começar a preparar suas decisões de investimento para o ano. Para 2013, a Tendências prevê uma alta dos investimentos na casa dos 4%. ‘É claro que essa demanda por mais crédito que a gente vê nos dados de consulta ao BNDES é positiva e o banco vai ter papel importante na motivação da recuperação de investimento’, diz. ‘Mas o governo joga todas as fichas nessa estratégia, que é equivocada. Porque nem só de BNDES vive o investimento produtivo.'”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s