Amor e perdão por uma vida nova!

presepio2O amor e o perdão caminham juntos na jornada pela paz. A paz, na família, entre os colegas de trabalho, entre os amigos e vizinhos, no bairro ou na cidade, no estado ou no país, é resultado de nossa ação individual e coletiva, primordialmente, na busca pela cultura do perdão.

Sempre haverá diferentes crenças, religiões, ideologias, maneiras de enxergar o mundo. E a tendência é que sempre haja conflito, divergência, briga, choque de ideias e separação em nosso meio.

Creio que nosso maior compromisso, portanto, deva ser com a prática do perdão e do amor, que é a caridade cristã em sua mais pura essência.

O final de cada ano é a oportunidade para refletir sobre a vida e sobre a forma pela qual temos conduzido nossos próprios passos. A que temos dado prioridade? A que temos dedicado nosso precioso tempo?

É um momento de felicidade, em que as pessoas estão abertas para pensar, para desejar algo de bom a seus amigos e parentes. A lógica é que um novo ano se aproxima e novas e velhas esperanças aparecem em nosso coração, naturalmente. Tenho a impressão de que todos sofremos uma espécie de “empurrão” para pensar um pouco melhor em como seguir em frente.

Até aqui, tenho percebido que a maior força de toda essa dinâmica está na cultura do amor e do perdão. É preciso ter coragem para perdoar, ser humilde, reconhecer os próprios erros, fazer um esforço para entender o outro, dar um passo em sua direção. O motivo para fazê-lo é simples: ninguém é feliz vivendo no passado. Ninguém vive plenamente, se o coração e a mente estiverem presos a sentimentos de dor, raiva e ódio por quem quer que seja.

A felicidade genuína, assim, é passar a viver, todos os dias, as belezas e as alegrias de promover e praticar a reconciliação. Não importa se o episódio foi muito triste ou intenso, se a pessoa lhe deixou magoado a ponto de não querer vê-la nunca mais. Importa, mais do que tudo, sua disposição em dar o primeiro passo em direção a ela. O benefício é infinitamente valioso: caminhar livre pela vida, ter tempo e energia para pensar nos seus sonhos e objetivos, viver feliz e abrir espaço para pensar em novos dias e não mais no passado.

O Natal é marcado pela fé e pela esperança, pelo bem que a vinda do Cristo trouxe à humanidade. Mas, principalmente, é a realização prática das atitudes de caridade, que é amor, das atitudes que decorrem da fé e da esperança em algo maior. O Menino Jesus, frágil e humilde, tão dependente do cuidado de seus pais e de sua comunidade, é também a visão do próprio Deus, que se fez homem para se aproximar, para nos mostrar que a vida é um caminho de amor e de felicidade, que só se concretiza com a nossa ação diante do outro.

A empatia que o Presépio produz naquele que o contempla, seja ou não um cristão, por alguns minutos, nas ruas enfeitadas, nas igrejas e nas casas, é o sentimento de pertencimento, de união, de estar junto de Cristo, navegando nas mesmas águas, no mesmo barco.

Espero que essa reflexão alcance os corações dos meus amigos e leitores ateus ou que  comungam de outras religiões. Estamos juntos nesta vida, nesta empreitada maravilhosa em busca do bem-estar. Nossa luta é uma só. Este é o fato mais importante. O amor e o perdão podem ser praticados, cotidianamente, por todas as pessoas que pretendam criar uma cultura de paz, base para a construção de uma convivência mais feliz.

Desejo que a felicidade destes tempos renove, nos nossos corações e nas nossas ações, principalmente, o desejo de mudança, o sonho de construir coletivamente uma sociedade mais justa, menos violenta, mais fraterna, mais igual e livre, onde o amor e o perdão reinem soberanos.

Feliz Natal a vocês e a suas famílias! Que 2013 seja o ano do amor e do perdão para cada um de nós!

Um abraço,

Felipe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s