Reis Lobo e Mathias: duas cartas pelo novo

As cartas publicadas por estes dois tucanos – da velha e da nova guarda, respectivamente – foram destaque de uma importante matéria, na Folha de hoje (16/11/2012) (acesse aqui), a respeito das mudanças pelas quais a oposição deverá passar.

A convergência entre os conteúdos das cartas é o que mais deverá animar militantes e simpatizantes, como eu, uma vez que parece haver, finalmente, um consenso a respeito da necessidade de renovação de ideias e do fortalecimento do partido. Busca-se um novo discurso, que seja pautado, primordialmente, no resgate de valores, no estudo e reformulação do programa partidário e na união das lideranças partidárias.

Em verdade, ter uma oposição forte é crucial para a manutenção de um equilíbrio democrático estável, que permita a alternância de poder, que garanta a existência de opções claras ao eleitor e que leve à constante contraposição de ideias, de teses, de projetos, de lideranças. O PSDB, se quiser ter espaço, no curto e no longo prazo, deverá mudar. Precisará mostrar a que vem. Precisará trazer bandeiras claras, sustentadas em discursos verdadeiros, que sejam hasteadas por lideranças comprometidas com ideias e não apenas com paroquialismos e estratégias de campanha.

A mudança vem aí. E vem para ficar. Que as cartas do Paulo Mathias e do José Henrique Reis Lobo sejam o início de um processo maduro e corajoso de mudança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s