Minha coluna no novo site da Juventude do PSDB-SP

28 de setembro de 2012

Mais do que fazer oposição, construir um novo PSDB!

(Acesse aqui o site da JPSDB)

Felipe Salto*

Fazer oposição é tarefa difícil. Desafio que depende de vontade, mobilização, participação, renovação e resgate de ideias e valores, de compromissos com o país, com a sociedade e com o fortalecimento da democracia. Muitos preferem o conforto de atuar ao lado da situação, negligenciando o papel de pensar alternativas para os rumos do nosso país, de refletir sobre como atrair os jovens para a política, de dedicar tempo e esforço para reconstruir, constantemente, um partido. A Juventude do PSDB paulista optou pelo caminho difícil.

Há muito a ser debatido, pensado, construído e elaborado, ao lado de uma sociedade que quer mudanças, que quer uma nova política, um novo jeito de olhar para as questões públicas, uma nova esperança. A história do PSDB é marcada pela coragem de assumir para si a liderança de processos como esse.

Mário Covas, quando da fundação do partido, em 1988, disse: “(…) Se não for possível o sabor do fruto, ao menos que nos sobre o aroma da flor. Se não pudermos contar com o aroma da flor, que nos sobre pelo menos a beleza do orvalho sobre a folha. Mas, se nem isso for possível, que nos fique o vigor, a multiplicação contida na semente, assim como a esperança será o nome deste partido que nasce hoje. (…) A esperança que é um fato dinâmico, uma luta constante, a luta que se faz com amor, o amor que se faz com luta, aquilo que, afinal, ao lado do povo brasileiro, e por ele conduzido, este partido representará na história presente e futura deste país.

Com essas palavras, Covas antecipou a árdua missão que o novo partido teria à frente. A missão de combater, de lutar, de trazer o novo, sempre, de pensar diferente, de cultivar valores, de valorizar o amor pelas pessoas, verdadeira motivação do bom político, do bom exercício da atividade cívica de atuar em prol da coletividade e não do indivíduo, apenas.

É no bojo dessa esperança, a ser renovada todos os dias, a nos guiar em cada nova ação, que a Juventude do PSDB paulista prontifica-se à militância.Prontifica-se a ajudar a construir um novo PSDB. Prontifica-se a refletir sobre o futuro do Brasil, sobre a nova sociedade brasileira, sobre as mudanças recentes e as indicações que elas nos trazem. Prontifica-se a ir para as ruas, como já está a fazer, nestas eleições de 2012, lançando candidatos novos, por todo o estado de São Paulo, em muitas e muitas cidades. Este portal é apenas um modesto começo. Ele representa a vontade dos jovens de fazer política, de pensar o Brasil, de mostrar “a que viemos” e “o que pretendemos” legar ao nosso país, à nossa gente, ao nosso futuro!

Foto tirada de uns de seus artigos no jornal Estado de São Paulo

Política não é apenas poder. Não é, definitivamente, a busca incessante e degradante pelo poder, que se cristaliza em partidos como o PT. Política é compromisso com a sociedade. Política é compromisso com um Estado Republicano e Democrático, com a construção colaborativa de políticas públicas que realmente tragam aos cidadãos o bem-estar. Política é a arte de tornar concreto um sonho coletivo, um sonho de igualdade e de liberdade, de justiça social e de trabalho conjunto pela formação de uma nova realidade.

Escrevo este artigo a pedido de um amigo, Paulo Mathias, jovem que hoje lidera a juventude partidária, em São Paulo, e me sinto na obrigação de dizer que essa juventude está pronta para inovar. Está pronta, igualmente, para resgatar os bons valores da política de Franco Montoro e de Mário Covas. Está pronta para mostrar à sociedade a capacidade do PSDB de reunir bons quadros, mas, principalmente, de reunir pessoas com o compromisso da mudança que queremos implantar na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país!

Saudações tucanas! Venha conosco trabalhar pela construção desse sonho!

_______________________________________________________________

* Felipe Salto é economista pela Escola de Economia da FGV-SP, professor do Master in Business Economics, na mesma instituição, especialista em finanças públicas e macroeconomia e consultor. Atualmente, colabora para o jornal Valor Econômico – http://www.valor.com.br/colunistas/Felipe%20Salto – e mantem um blog sobre política e economia – https://blogdosalto.wordpress.com/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s