Data venia, saiam do muro!

No Brasil, analistas, pensadores e formadores de opinião, em geral, costumam adotar uma conduta errada ao divulgar suas análises e avaliações. Conduta que pressupõe que os leitores, telespectadores e interlocutores, de maneira geral, seriam ingênuos. Trata-se da desagradável insistência em parecer totalmente imparcial, isento, livre de compromissos com valores, linhas de pensamento e, até mesmo, com certas preferências político-partidárias capazes de, supostamente, macular a sagrada opinião isenta.

Ora, a primeira coisa que se deve fazer, ao ler qualquer artigo, aprendi com um sábio professor, é ler os créditos do autor. Sempre. Qualquer artigo, qualquer declaração, qualquer posicionamento, por definição, carregam valores, impressões sobre o mundo, sobre a política e sobre a conjuntura, que não devem ser ignoradas. Ignorar é iludir-se quanto à verdade, quanto a um fato muito simples: indivíduos têm preferências, gostos, visões, maneiras de julgar e ideologias que, no momento da formulação de análises, não têm como ser, “magicamente”, deixadas de lado. Quem diz que o faz, mente. E quem mente é pior do que quem, de maneira transparente, revela a seu público um pouco de sua alma, chamemos assim.

O mesmo princípio orientador da decisão de parecer isento – como se isso conferisse credibilidade a quem opina, escreve ou analisa qualquer que seja o assunto, especialmente de interesse público (cenário eleitoral, divulgações de indicadores econômicos, conjuntura macroeconômica, etc) – está presente no “medo” que as pessoas têm em defender um lado, uma plataforma político-partidária ou, simplesmente, um candidato.

Os direitos políticos, há muito, já foram conquistados. Os custos para isso não foram pequenos. Vamos desperdiçar a possibilidade de exercer esse direito? Vamos abandonar o exercício da política?

Data venia, professores, intelectuais, analistas e estudiosos, saiam do muro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s